fbpx
Criança Judoca sentada no tatame da Academia Tiago Camilo Judô

Reiho – Etiquetas de Judô

  • 20 de setembro de 2020

O espírito e os protocolos de Rei são um dos aspectos fundamentais ao aprender judô (ou seja, Seiryoku-Zenyo e Jita-Kyoei) no dojo. Ao mesmo tempo, Rei também se torna indispensável na vida cotidiana. 

Conforme descrito nas regras “Etiqueta da competição de Judô”, promulgadas em 1967: 

Na primeira reunião dos competidores, a luta começará com um Rei (arco) como uma demonstração de que cada um reconhece o caráter da outra pessoa e mostra respeito por eles.

No Academia, o espírito de Rei tem grande importância, e enfatizamos a importância da etiqueta como representação desse espírito. Na prática ou competição de Judô, os protagonistas procuram se derrotar enquanto lutam. Se o espírito de Rei se perde, o encontro se transforma em uma luta violenta, e a possibilidade de aprender qualquer coisa de qualquer valor cai no esquecimento. É fácil ficar empolgado e recorrer a um comportamento sem escrúpulos quando obcecado por vitória ou derrota. No entanto, as lutas de Judô oferecem uma oportunidade importante para forjar a mente e o corpo, mantendo a calma e refletindo sobre o espírito de Rei para manter o autocontrole. 

Etiqueta, também conhecida como Reiho, é a manifestação física do espírito de Rei. Zarei (arco sentado) e Ritsurei (arco em pé) são geralmente ensinados no Dojô. Esses dois tipos de Reiho são o foco da instrução, mas não são tudo. Como Reiho é o método de expressar o espírito de Rei, é importante entender que esse espírito não deve faltar, não obstante a situação, o tempo ou a maneira como é expresso. Ao interagir com os outros, julga-se a situação e age de uma maneira específica. Você deve se perguntar se está realmente representando o ideal de judô e o espírito de Rei. A questão é que existe uma diferença entre simplesmente cumprir as formas de Reiho e executá-lo como o verdadeiro espírito.

Depois de cada arco, reflita sobre o espírito com o qual foi executado. Vamos nos esforçar para fazer o Rei correto e educado, cheio de sinceridade. Com o primeiro Rei em uma prática de Judô, você e seu oponente se juntam como parceiros, e a saudação expressa significa: “Vamos começar a nos refinar juntos através deste treinamento”. O Rei no final da prática é uma expressão de gratidão: “Obrigado por ser meu parceiro”. Rei realizado no Dojô, pode-se dizer, deve ser observado em todos os momentos, a fim de estimular o espírito de Jita-Kyoei na vida cotidiana.

Na sociedade moderna, embora cada vez mais vejamos e ouçamos ações que faltam no espírito de Rei, os que praticam Judô mais do que qualquer outra pessoa, devem cultivar a atitude fundamental de Rei no Dojô. Sem permitir que Rei diminua um pouco, cabe a nós continuar mantendo em estima seu espírito no curso de nossas vidas diárias. Esperamos que isso se torne um modelo para a sociedade.

Quem pratica Judô deve sempre considerar se sua conduta em relação aos outros está causando desconforto ou incômodo. A raiz do espírito de Rei que incorporamos no judô é exatamente respeitar os outros, e não iniciar acrimônia. Por uma questão de cortesia, demonstramos Rei às pessoas acima de nós, aos nossos colegas e às pessoas abaixo de nós. Agora, no entanto, o Rei em que devemos refletir seriamente é para aqueles a quem não podemos ver diretamente: ou seja, o Rei da virtude cívica e da contribuição social positiva.